Conheça a Linguagem de Programação C++

Sabe aquele jogo de gigas e gigas de alto desempenho? Pois é, só pode ser feito em C++...
Sabe aquele programa rápido, super eficiente e seguro? Pois é, só pode ser feito em C++...
Sabe aquele programa simples mas que faz milagres? Pois é, só pode ser feito em C++ ou em C...
Pra que serve ? Onde uso? Que programas são feitos em C++? Não é melhor ir logo pro Java, que é portável? Não é melhor ficar logo no C, que é mais 'puro' ?

 

A linguagem de programação C++

Se quiser entender a utilidade da linguagem C++, leia também a da linguagem C neste post.

A Linguagem C++ é totalmente derivada da linguagem C, tem tudo que esta tem e mais algumas características, cuja principal é orientação à objetos (é tanto que antigamente C++ era chamado de 'C com classes'). Ela é de uso geral, usada tanto em alto como baixo nível, muito usada em meio acadêmico e comercial/empresarial, principalmente no setor de jogos, pelo seu alto desempenho, além de dar a liberdade ao programador de usar os paradigmas de programação funcional (como em C) ou de orientação a objetos (como em Java).Ou seja, ela é bem flexível e se adapta bem a qualquer necessidade.

Com C++ é possível programar bem próximo do hardware, o que não é surpresa, se você conhece ou leu sobre a linguagem C, o que torna possível usar esta linguagem para obter o máximo de rendimento do equipamento. Isto é bastante utilizado para jogos de alto desempenho.
O que torna C++ atraente para o desenvolvimento de games são as bibliotecas gráficas, como a Allegro, OpenGL, SDL e DirectX.
Com estas bibliotecas você já pode começar a programar seus jogos, usando o que há de melhor da tecnologia, tanto de vídeo, como de áudio e 3D, sem se estressar muito com o baixo nível (hardware, drivers etc), estas bibliotecas já facilitam tudo pra você. Porém, você tem que saber C++.

Por lidar diretamente com o equipamento, com memória e detalhes mais precisos do sistema, C++ é muito usado comercialmente e empresarialmente, devido ao seu alto teor de segurança e confiabilidade, além de ser uma linguagem bastante estável, principalmente por estar apoiada na linguagem 'mãe', a C.
Mas a grande sacada do C++ é usar o poder da linguagem C com as facilidades da orientação a objetos. Isso facilita muito a vida dos programadores, e dá um poder sobre o equipamento que é impossível ter em Java ou C#.

Porém, C++ não é portável como Java e depende muito da arquitetura do sistema em que está rodando, pois é compilada para código nativo.
Além das classes, possui as vantagens dos templates, tratamento de exceções, funções virtuais, herança, encapsulamento, polimorfismo, abstração, constructors, destructors, sobrecarga de operadores dentre outras coisas, além de total compatibilidade com o C. Começou a ser criada em 1979, por Bjarne Stroustrup, que criou um livro sobre a linguagem, cuja indicação de leitura é obrigatória para profissionais da área.

Não é possível falar de C++ e não falar no Microsoft Visual Studio, que é, provavelmente, a ferramenta de programação mais poderosa que existe. A Microsoft usa o Visual Studio pra fazer o próprio Windows, além de tudo mais.
Mas não se limite, é possível fazer qualquer coisa pra Windows usando o Visual Studio, inclusive em diversas outras linguagens.
E se atentou para o nome 'Visual', é isso mesmo. É possível fazer tarefas 'visualmente', arrastando botões, menus, janelas, figuras e outras coisas, sem se preocupar muito com o código da parte gráfica, para tal, será necessário aprender uma variante de C++ para o Visual, que é o C++/CLI, para melhor usufruir as ferramentas desta ferramenta.

No Linux, há o Qt Creator, embora este seja multi-plataforma, ou seja, pode ser usado tanto no Linux como no Windows.
Se quiser se informar mais sobre jogos, se informe sobre Allegro, SDL e OpenGL neste link.

Sobre o que é possível fazer com C++, a resposta é simples: em termos de software de alto desempenho, é praticamente tudo.
No site do Stroustrup tem uma lista sobre grande projetos que usaram C++, em applications.

Dentre os principais são listados abaixo programas e empresas que usam C++:

Os da Adobe, como o Acrobat Reader e o PhotoShop
O Amazon.com
Muita coisa da Apple, como parte do OS X
Ericsson
Facebook
FlightGear
Google, no Chromium e nas buscas, por exemplo
IBM
Intel
Microsoft: O Windows é feito, boa parte, em C++; FrontPage, SQL, Office, Internet Explorer, Visual Studio etc.
mIRC
Mozilla
MySQL
NASA
Winamp
Squid
Sun (empresa do Java)

e todos esses jogos 'bem feitos', com um mínimo de qualidade, usam C++.

Se, sabendo C você vai sair da Matrix e verá o mundo como ele é, com C++ você vai programar seus jogos e criar seu próprio mundo, ou sua Matrix, como preferir chamar.
 

Compartilhar